dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a relação entre Currículo e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Teve como principal objetivo refletir sobre o campo do currículo e as políticas curriculares no contexto desta modalidade educativa. Para tanto, realiza uma discussão em torno das concepções de currículo, posto como importante instrumento para a emancipação dos educandos, através de seu processo de ensino e aprendizagem. Também recupera traços históricos da Educação de Jovens e Adultos, situando no contexto das ações desta modalidade educativa a criação do Programa Brasil Alfabetizado. No seu percurso teórico-metodológico, o estudo é regido pelos preceitos da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, cuja metodologia se postula como adequada à análise do fenômeno social em estudo e suas interfaces. Nessa construção, dialogamos com autores tais como: LOPES (2006), MOREIRA (2002), SILVA (2005), KELLER (2004), KLIEBARD (1974), MARTINS (1996), FERRAÇO (2008), LEAL (2006), MURTA (2004), entre outros. A análise destas e de outras obras possibilitou uma aproximação com o objeto de estudo e resultou na adoção de um olhar teórico-prático sobre o currículo da EJA, tornando como foco a formação dos educadores desta modalidade. Os resultados ressaltam a importância da construção de um currículo para a EJA que, no caso do PBA, se fortalece como instrumento para subsidiar a efetivação de práticas emancipatórias pautadas nos princípios da democracia, da liberdade e equidade, que possibilitem ao sujeito educando a transformação de sua realidade social. |
pt_BR |