UEPB - Repositório Digital

Educação e literatura: diálogo entre Paulo Freire e Miguel de Unamuno

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Luzia Mirian Ferreira de
dc.date.accessioned 2017-08-18T17:37:15Z
dc.date.available 2017-08-18T17:37:15Z
dc.date.issued 2017-08-14
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13940
dc.description SOUSA, L. M. F. Educação e literatura: diálogo entre Paulo Freire e Miguel de Unamuno. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo pretende averiguar de que forma Paulo Freire e Miguel de Unamuno contribuem para a reflexão sobre o papel social da educação e a literatura. Visando de forma geral refletir sobre o papel que a educação e a literatura desempenham no processo de emancipação do sujeito. Também é objetivo desta pesquisa pensar a prática pedagógica como caminho para a libertação da consciência manipulada; bem como refletir sobre a postura do professor e sua importância como agente do processo de formação social do educando. No que se refere à metodologia aplicada no desenvolvimento desta pesquisa, conta-se com a revisão bibliográfica. Quanto ao suporte teórico que embasará o estudo, se contará com quatro obras do escritor brasileiro Paulo Freire, a saber: Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Tolerância, Pedagogia do Oprimido e Educação como prática de Liberdade. As quais servirão também de base teórica para a análise e interpretação sobre a novela do escritor espanhol Miguel de Unamuno - Amor y Pedagogia e o conto El Maestro de Carrasqueda, do mesmo autor. A partir das obras de Freire, serão apresentados os seguintes conceitos: O despertar da curiosidade crítica; a ação opressora da sociedade sobre os marginalizados, do ponto de vista externo e interno; e o papel social da educação no processo de emancipação do sujeito. Por meio das obras literárias de Unamuno, serão abordados os conceitos de prática pedagógica; a postura do professor, bem como educação e libertação. pt_BR
dc.description.sponsorship Cristiane Agnes Stolet Correia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.subject Miguel de Unamuno pt_BR
dc.title Educação e literatura: diálogo entre Paulo Freire e Miguel de Unamuno pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta