Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo geral mostrar a influência da história da matemática para o
planejamento docente nas aulas de matemática das escolas do município de Uiraúna-PB, a fim
de responder a seguinte questão: Quais as condições dos docentes entrevistados em relação a
história da matemática para a sala de aula? Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de
natureza bibliográfica e de campo. Sendo assim, este estudo é de caráter qualitativo e
exploratório, ou seja, os instrumentos utilizados foram dois questionários, no qual um foi
direcionado para os professores, e ou outro para os alunos, os entrevistados foram indagados
sobre a influência da história da matemática na conjuntura atual da sala de aula no ensino
fundamental e médio no município de Uiraúna-Pb. Assim foi constatado que o uso da história
da matemática na sala de aula das Escolas investigadas, denota uma maior facilidade no
aprendizado dos conteúdos ministrados na disciplina de Matemática, como também, desperta
mais interesse por parte dos alunos, entrevistados.
Descrição:
ANDRADE, T. D. de M. Uma breve análise da influência da história da matemática na conjuntura atual nas salas de aula, no ensino fundamental e médio do município de Uiraúna - PB. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.