Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o uso da calculadora em sala de aula. Esta pesquisa partiu das inquietações sobre o uso dessa tecnologia dentro do âmbito escolar, especificamente, no Ensino Médio. Nesse trabalho buscou-se evidenciar com que frequência se dá (ou não) o uso da calculadora como estratégia de aprendizagem no município de Itaporanga-PB. Para isso foi escolhida uma escola da rede pública desta cidade, na qual foi realizada a pesquisa de campo, no intuito de verificar indícios do uso deste instrumento e de como os estudantes e professores o percebem. Quanto à metodologia tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativa do tipo estudo de caso simples. Foi usado como instrumento para a aquisição dos dados, dois questionários, um destinado aos alunos e, outro destinado aos professores. Os mesmos foram aplicados no mês de Abril do ano em curso, com os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francelino de Alencar Neves. De acordo com os resultados obtidos no presente trabalho é possível considerar que o uso da calculadora não tem sido permitido para os estudantes alvo deste trabalho, no caso de Ensino Médio.
Descrição:
PEREIRA, F. da S. Uma reflexão sobre o uso da calculadora em sala de aula. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.