Resumo:
Este trabalho investigou de que forma que podemos incluir crianças autistas na escola tendo como objetivo geral contribuir com a inclusão escolar de crianças autistas no sistema regular de ensino. Essas enfrentam obstáculos diários diante de uma sociedade preconceituosa e injusta. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, recorrendo-se a autores e materiais disponíveis sobre a Educação Especial e o Autismo. O estudo justifica-se tanto por contribuir para uma discussão abrangente sobre a temática proposta, quanto por entender que a Educação Especial deve atender às exigências de uma sociedade que busca incessantemente pela democracia. O levantamento histórico apresentado foi necessário para indentificarmos o caminho percorrido pela Educação Especial, a inclusão ao longo da história, a partir de pesquisas sobre a legislação refente à Educação Especial e textos de vários autores, tais quais: FUMEGALLI (2012); FOSSI (2010); REIS (2010); BARBOSA (2013); MENDES (2002); KLIN (2016); GIKOVATE (2009); SANTOS et. Al. (2010); BOSA (2003), dentre outros. Através do estudo, foi possível perceber que é de fundamental importância que haja uma reflexão acerca do autismo, além da implementação de políticas públicas que garantam o acesso, a permanência e a aprendizagem de todas as pessoas, respeitando as peculiaridades e características de cada uma.
Descrição:
SILVA, A. J. P. da. A inclusão de pessoas autistas no ambiente escolar. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.