Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de uma abordagem sobre as marcas de oralidade encontradas nas produções escritas de alunos do ensino fundamental a partir da perspectiva sociolinguística de ensino das variações linguísticas nas aulas de língua portuguesa. Para isso, discutimos a realidade dessas práticas nas escolas públicas brasileiras, a relação existente entre oralidade e escrita, a pesquisa aplicada em sala de aula e, tendo como método a análise sociolinguística variacionista das produções escritas dos alunos através da análise dos desvios apresentados na escrita de alguns educandos do ensino básico, pois percebemos que muitos desses “erros” não são meros desvios da gramática normativa da língua portuguesa, mas ocorrências de regras das variantes faladas por esses alunos transpostas para o código escrito. Para a realização dessa análise nos utilizamos do embasamento teórico de Antunes (2007), Bagno (2007; 2002; 2004; 2005), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Brasil (1997), Fávero (2009), Marcuschi (2010), Silva (2016), dentre outros, que com suas teorias deram suporte à nossa prática. Por fim, apresentamos como resultado dessa pesquisa, as contribuições no aprendizado linguístico-reflexivo desses alunos, bem como, para o desenvolvimento de práticas docentes que estimulem a competência linguística dos discentes.
Descrição:
FERNANDES, S. de O. As marcas de oralidade nas produções escritas de alunos do ensino fundamental: um olhar sob a perspectiva sociolinguística. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.