Resumo:
Os protagonistas da área de ensino devem buscar recursos virtuais de forma que não atrapalhe
suas aulas. Dizemos isso para evitar que o professor acabe criando situações que não sejam
necessárias a inserção das tecnologias modernas. Talvez, por isso, a inserção delas no ensino
tenha se tornado discussão tão presente para aqueles que fazem a educação. No entanto, é
preciso que trabalhemos com esses recursos didático-tecnológicos em uma perspectiva
equilibrada e inovadora, evitando perdas, de modo que possa tão somente colaborar com o
ensino. A intenção é refletir um pouco sobre a inclusão das Tecnologias no processo de
ensino/aprendizagem, mais especificamente na área de Língua Estrangeira. Para quantificar e
qualificar essa discussão, realizamos pesquisa de campo, com professores, em escolas
públicas nas cidades de Riachão e Tacima, todas no estado da Paraíba. Nossa pretensão foi
investigar o impacto das tecnologias no ensino/aprendizagem de língua estrangeira; seus
benefícios e contribuições no contexto escolar; e abrir espaço de discussão sobre a sala de
aula de Inglês. Para tanto, argumentar que os cursos online de Inglês têm contribuído de
forma significativa no ensino-aprendizagem, na dinamicidade, na facilidade de acesso a
milhões de conteúdos disponíveis nos ambientes online, corroborando para a melhoria do
ensino em especial de língua estrangeira. Este trabalho de pesquisa está dividido em nove
capítulos (alguns com subcapítulos). A temática por ser ampla, afunilamos a pesquisa em
áreas virtuais do Duolingo e Lingualeo, Pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e, em
programa federal como a PROINFO. Utilizamos vários materiais de consulta, inclusive o
livro “Educação Hoje: Novas Tecnologias, Pressões e Oportunidades” cujo autor defende a
tecnologia como recurso e arma de ensino/aprendizagem. Dialogamos com Moran (2001)
sobre a seletividade de materiais em ambientes virtuais e tecnológicos. Partilhamos também
das ideias de Dantas (1998), Demo (2009), Juy (2004), Kishimoto (1998), Lévy (1993),
Mason e Rennie (2006), Mayer (2005), Moran (2007), Piaget (2007), Vygotsky (2004),
Belloni (2005) e Castells (2000), além de outros autores e trabalhos acadêmicos que serão
mostrados no decorrer dos resultados alcançados por esta pesquisa.
Descrição:
PEREIRA, O. J. O ensino de língua inglesa: as contribuições das tecnologias para o ensino/aprendizagem. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.