dc.contributor.author |
Dantas, Joel Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2013-08-01T10:20:17Z |
|
dc.date.available |
2013-08-01T10:20:17Z |
|
dc.date.issued |
2013-08-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1401 |
|
dc.description |
DANTAS, J. O. A utilização da geometria fractal como ferramenta auxiliar na contextualização do ensino de matemática. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Foi desenvolvida uma pesquisa de campo de natureza aplicada com uma abordagem quantitativa e qualitativa, onde os instrumentos utilizados foram dois questionários, um para os professores e outro para os alunos, a fim de fazer o uso dessa nova geometria em sala de aula, bem como a utilização da mesma na contextualização no ensino dessa disciplina. A partir dos dados coletados neste trabalho, foi possível abrir espaço para que tanto os alunos como os profissionais da educação matemática, debatam e questionem sobre estes novos métodos de ensino. Assim, será abordado, em destaque o estudo sobre a Geometria Fractal, um novo ramo da Matemática que estuda as propriedades dos fractais, além da contextualização do ensino dessa disciplina. A pesquisa foi desenvolvida de modo satisfatório de acordo com a realidade, o tema foi abordado em tabelas, gráficos e figuras para que houvesse um melhor entendimento dos resultados, onde observamos que a inserção da Geometria Fractal no ensino de Matemática é bem aceito tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria Fractal |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização do ensino |
pt_BR |
dc.title |
A utilização da geometria fractal como ferramenta auxiliar na contextualização do ensino de matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |