dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é resultado da participação por dois anos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia/PIBID/UEPB, em parceria com Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, no bairro de mesmo nome, localizado na cidade de Campina Grande-PB, nos anos de 2014 e 2015, com as turmas de 1ª e 3ª anos do ensino médio. Neste período, objetivou-se desenvolver práticas para o ensino de Geografia que realizassem uma ligação entre os conteúdos do livro didáticos à cartografia escolar. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma Pesquisa-Ação, que envolve o planejamento, execução, avaliação e reflexão das práticas de ensino, que ocorrem concomitantemente, ao desenvolvimento das sequencias didáticas pensadas anteriormente pelo professor; Observação de aulas, com aplicação de questionário qualiquantitativo; Utilização da Geografia humanista na perspectiva cultural da análise espacial; Reuniões com professor para discutir estratégias das intervenções na aula; Reuniões com os bolsistas, professores das escolas e coordenador de área, para discussão de textos voltados à prática de ensino de Geografia e estratégias gerais; Além, de pesquisas bibliográficas. As práticas pedagógicas desenvolvidas com as turmas do 1º e 3º ano do ensino médio na escola Severino Cabral que desviaram do tradicionalismo, se mostraram mais inclusiva e transformadora. O resultado do trabalho com os alunos foi perceptível nas discursões pós-atividades, com aprofundamento das análises dos fenômenos geográficos representados nos mapas do próprio livro didático. |
pt_BR |