dc.contributor.author |
Agra, Islande Cristina de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-25T11:12:30Z |
|
dc.date.available |
2017-08-25T11:12:30Z |
|
dc.date.issued |
2017-04-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14069 |
|
dc.description |
AGRA, I. C. de A. A filosofia no ensino médio: a prática filosófica como ação transformadora da sociedade. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho tem como temática central o Ensino de Filosofia no Nível Médio. Ensinar Filosofia é perguntar sobre o quê, como e porque ensinar. Por não ter uma tradição no currículo escolar, à questão que se levanta é como pode a filosofia contribuir para o desenvolvimento do aluno no Ensino Médio. Como tornar o Ensino de Filosofia algo mais atraente de forma que os alunos possam se interessar pelas aulas. São questões levantadas e que se buscou através de uma abordagem bibliográfica responder a essas questões. Ensinar filosofia é inerente ao filosofar, pois não há filosofia sem ensino, assim como não há ensino sem pesquisa, nem ensino sem os sujeitos. O principal objetivo desse trabalho é mostrar o ensino filosofia como uma prática de experiência libertadora e transformadora. Que leva o sujeito simples em um pensador capaz de mudar a si e a sociedade que ele faz parte. Tornando o Ensino de Filosofia nas escolas peça fundamental na vida de cada ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francisco Diniz de Andrade Meira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade |
pt_BR |
dc.title |
A filosofia no ensino médio: a prática filosófica como ação transformadora da sociedade |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |