dc.description.abstract |
Sabe-se que nos dias atuais, a inclusão é uma das questões centrais nas discussões sociais, acadêmicas e políticas. O professor se encontra como um dos principais pilares desse processo de ensino na educação especial, como um elemento essencial para a eficácia desta. Nesse contexto, há um atendimento à alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular, com o fim de desenvolver desempenho cognitivo, intelectual e social desses alunos. Desse modo, o presente artigo analisa as estratégias educacionais de professores de geografia frente ao processo educativo com alunos portadores de deficiência visual, na escola Senador Argemiro de Figueiredo ( Polivalente) em Campina Grande - PB. Para a realização deste trabalho recorreu-se ao estudo de caso com abordagem metodológica qualitativa descritiva, na qual a coleta de dados foi elaborada a partir de um questionário estruturado para os professores de geografia desta escola. Os resultados do estudo apontaram para as seguintes afirmativas, as dificuldades do processo de ensino na educação especial são muito presentes, ainda mais em escolas públicas que possuem uma carência de estrutura, qualificação e materiais adequados, também se verificou que os métodos e as estratégias inclusivas são diversas e precisam ser avaliadas quanto a sua qualidade, que a formação de professores carecem de qualificação sobre o tema da educação especial, no qual falta de conhecimento sobre os procedimentos de atenção ao aluno com deficiência visual. Este estudo então propõe o despertar para a capacidade de reflexão acerca da educação especial nas escolas públicas em Campina Grande, reconhecendo a relevância do papel exercido pelo professor para alcançar as mudanças esperadas nesse processo de ensino inclusivo, e por isso precisa ser qualificado e capacitado para saber lidar com os diferentes grupos de alunos especiais. |
pt_BR |