UEPB - Repositório Digital

Estratégias docentes no ensino de geografia para alunos com deficiência visual em Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Chaves, Priscila Moura
dc.date.accessioned 2017-08-25T14:03:55Z
dc.date.available 2017-08-25T14:03:55Z
dc.date.issued 2017-03-27
dc.identifier.other 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14102
dc.description CHAVES, P. M. Estratégias docentes no ensino de geografia para alunos com deficiência visual em Campina Grande – PB. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Sabe-se que nos dias atuais, a inclusão é uma das questões centrais nas discussões sociais, acadêmicas e políticas. O professor se encontra como um dos principais pilares desse processo de ensino na educação especial, como um elemento essencial para a eficácia desta. Nesse contexto, há um atendimento à alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular, com o fim de desenvolver desempenho cognitivo, intelectual e social desses alunos. Desse modo, o presente artigo analisa as estratégias educacionais de professores de geografia frente ao processo educativo com alunos portadores de deficiência visual, na escola Senador Argemiro de Figueiredo ( Polivalente) em Campina Grande - PB. Para a realização deste trabalho recorreu-se ao estudo de caso com abordagem metodológica qualitativa descritiva, na qual a coleta de dados foi elaborada a partir de um questionário estruturado para os professores de geografia desta escola. Os resultados do estudo apontaram para as seguintes afirmativas, as dificuldades do processo de ensino na educação especial são muito presentes, ainda mais em escolas públicas que possuem uma carência de estrutura, qualificação e materiais adequados, também se verificou que os métodos e as estratégias inclusivas são diversas e precisam ser avaliadas quanto a sua qualidade, que a formação de professores carecem de qualificação sobre o tema da educação especial, no qual falta de conhecimento sobre os procedimentos de atenção ao aluno com deficiência visual. Este estudo então propõe o despertar para a capacidade de reflexão acerca da educação especial nas escolas públicas em Campina Grande, reconhecendo a relevância do papel exercido pelo professor para alcançar as mudanças esperadas nesse processo de ensino inclusivo, e por isso precisa ser qualificado e capacitado para saber lidar com os diferentes grupos de alunos especiais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Josandra Araujo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Deficiente visual pt_BR
dc.title Estratégias docentes no ensino de geografia para alunos com deficiência visual em Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta