Resumo:
O docente em sua prática busca na multiplicidade dos recursos disponíveis suporte para suas aulas. No mundo cada dia mais globalizado e informatizado, com a inserção das tecnologias na educação, verifica-se cada vez mais a importância de se buscar novos procedimentos metodológicos, por parte dos professores, para o aprimoramento de suas aulas. Este artigo tem como objeto de estudo o estágio supervisionado e as competências próprias adquiridas da atividade profissional e a contextualização curricular. É a partir desta compreensão que este estudo se propõe a apresentar os resultados do Estágio Supervisionado em Geografia III e IV. Fazem parte dos objetivos as observações que o licenciando fez, após conhecimento das metodologias utilizadas pelo professor titular e a partir de um planejamento em conjunto, realize intervenções e colaborações de modo a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em Geografia, extirpando determinadas visões equivocadas construídas acerca da Geografia escolar, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã (crítica, reflexiva e participativa), que a priori foi apenas observação das aulas do professor titular, desenvolvido na turma do 2º Ano “B” da E.N.E. Padre Emídio Viana Correia, conhecida como: “Escola Normal” e, a posteriori na turma 1º “A” – Magistério, da mesma escola.
Descrição:
MEDEIROS, G. G de. A E.N.E. Padre Emídio Viana Correia em Campina Grande – PB: uma análise de ensino e da prática pedagógica em geografia. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.