Resumo:
Este artigo apresenta fundamentos teóricos sobre a gramática funcional, destacando o fato de que uma determinada expressão linguística pode adquirir funções diversas dependendo do contexto em que esteja inserida. Tal fato comprova que, há na língua, uma variação e uma mudança semântica, dependendo da função que determinada expressão exerça dentro do discurso. Este fenômeno é denominado gramaticalização e constitui um processo pelo qual um item lexical passa a assumir funções diferentes da sua original, tais como a de organização interna do discurso e de estratégias comunicativas. Neste estudo, os principais autores abordados foram Martelotta (2003), Neves (1997) e Hopper (1991). Dentre outros, como: Souza (no prelo), Lopes (2007) e Cunha (2003). Para comprovação da incidência deste processo, os estudos foram centrados em pesquisas anteriores já realizadas por esses estudiosos na área. Abordaram-se também os PCNs de língua portuguesa e a LDB. Devido o que foi sugerido pelos PCN que, para o ensino da língua, fosse feita uma associação dos conteúdos adotados ao contexto social dos alunos, decidimos trazer alguns exemplos retirados do corpus Discurso & Gramática de Natal e Rio de Janeiro in Martelotta (2003), e adotar uma análise funcionalista em letras de música como Leãozinho de Caetano Veloso (1986), E Agora de Raça Negra (2000) e Metáfora de Gilberto Gil (1982). Demonstrando que o processo de gramaticalização ocorre em diferentes contextos de uso da língua e se tornou uma linha de estudos apreciada por linguistas nos últimos tempos.
Descrição:
MUNIZ, J. F. O aspecto funcional no ensino de língua portuguesa. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.