Resumo:
Entre os muitos problemas enfrentados pela educação formal Brasileira nos
dias atuais destaca-se a questão da inclusão escolar. É nesse momento que
muitos profissionais atuantes no âmbito educacional buscam por soluções
práticas para tal problemática. Nessa perspectiva, esse trabalho surge com a
necessidade de trazer para o cenário da Educação Geográfica essa discussão,
especialmente o caso dos alunos que possuem necessidades visuais ou baixa
visão. A investigação buscou conhecer se realmente ocorre a tão almejada
inclusão escolar nas instituições de ensino regular e como tais discentes estão
sendo letrados geograficamente. A metodologia escolhida para realização
dessa pesquisa, tem como norteamentos buscar no processo histórico da
educação especial/inclusiva, respostas objetivas através de investigações
calcadas em documentos e referenciais teóricos pertinentes ao assunto, e por
meios de entrevistas realizadas com profissionais envolvidos com essa
temática a partir de vivências sucedidas na escola Estadual Senador Argemiro
de Figueiredo localizado na avenida Dr. Elpídio de Almeida 25 – no bairro do
Catolé e no Instituto dos Cegos situado na rua Pedro Leal no bairro da Estação
Velha, ambos pertencentes a cidade de Campina Grande PB, sendo esta uma
pesquisa qualitativa. Buscou-se esclarecer como e quais artifícios didáticos e
pedagógicos o professor de Geografia tem como base para efetuação do
processo ensino/aprendizagem. Nem sempre este profissional dispõe de
infraestrutura adequada e nem de materiais didáticos voltados ao ensino de
Geografia para esse tipo de clientela, outro problema detectado está na
formação docente, pois são poucos os treinamentos especializados que eles
dispõem para melhorar sua prática docente. Faz-se necessário dar vez e voz
aos docentes que trabalham para transformar a educação num instrumento
verdadeiramente inclusivo e emancipatório, para os múltiplos sujeitos,
atendendo também aos alunos que possuem necessidades especiais, como é
o caso dos que possuem deficiência visual, para se ter uma melhoria não só o
ensino de Geografia, mas junto a todas as disciplinas, por meio da efetivação
das Políticas Educacionais, tornando o aluno com necessidades especiais um
cidadão e capaz de pensar e agir em todas as suas esferas espaciais da
sociedade.
Descrição:
SOUSA, E. R. O ensino de geografia e a educação especial/inclusiva: o caso dos alunos com necessidades especiais visuais em Campina Grande - PB. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.