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O presente Trabalho de Conclusão de Curso é fruto das atividades desenvolvidas a partir do
Subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
PIIBID/UEPB, cujas práticas pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Estadual São
Sebastião, situada no Bairro do Alto Branco, cidade de Campina Grande, PB. O projeto de
intervenção e/ou colaboração intitulado “Construção/desconstrução e reconstrução dos
conhecimentos cartográficos mediante o espaço vivido, foi desenvolvido nos anos letivos de
2014 e 2015, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, mostrando a significância do trabalho
com a Cartografia, que é pouco investigada pelos professores no contexto das aulas. Tal
projeto teve como objetivos geral a construção de leitores críticos de mapas, a partir das aulas
de Geografia, trabalhando com três categorias geográficas: Espaço Geográfico, Paisagem e
Lugar, objetivando destacar a influência que estas categorias exercem sobre o ensino da
cartografia, voltada à representação espacial. Mediante o exposto, o presente trabalho tem
como objetivos específicos analisar como se deu tal experiência em âmbito escolar, a partir
do trabalho com o processo de alfabetização cartográfica, buscando-se colaborar com a
construção das noções espaciais dos alunos, formando leitores críticos por meio da
compreensão e utilização das linguagens dos mapas, assim como de mapeadores conscientes,
a partir da utilização dos mapas mentais construídos pelos alunos, possibilitando uma
discussão sobre o espaço urbano local, ancorada nas categorias geográficas mencionadas,
obtendo como resultado a construção da maquete da escola, em escala cartográfica, bem como
a construção do Caderno de Campo Cartográfico, onde os alunos foram os principais autores,
a partir das suas percepções cotidianas de representação espacial da cidade de Campina
Grande-PB. A metodologia do projeto foi composta por etapas, inicialmente com aplicação de
questionários, mediante as turma participante no projeto, posteriormente foi trabalhado as
escalas cartográficas, resultando na maquete da escola, em seguida trabalhada as construções
das noções de espaço, na construção dos conhecimentos cartográficos o que possibilitou o
trabalho com outras temáticas da Geografia como o conteúdo de Urbanização, que por meio
da construção de mapas mentais teve seus estudos aplicados. O projeto despertou o interesse
do alunado, pois ao longo do período foi registrada maior frequência nas aulas de Geografia,
assim como o diálogo entre a turma que, no início, não era tão viável. A dinamização das
aulas mostrou-se essencial, observando-se maior integração dos alunos no cotidiano e
construção dos conhecimentos cartográficos, desconhecidos pelos alunos. |
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