Resumo:
Este trabalho intitulado Práticas Curriculares sobre a Diversidade Étnico-racial e o
Multiculturalismo discute as questões norteadoras da diversidade e do
multiculturalismo no currículo escolar e nas práticas de professores/as na Escola DM
(Diversidade e Multiculturalismo1) – Alagoa Grande/PB. Nele contextualizamos
alguns momentos nos quais o Movimento Negro e Indigenista tiveram papel
importante visto as lutas em meio ao cenário politico e social principalmente no
século XX ter colaborado para a discussão da diversidade étnico-racial, e, portanto,
do multi culturalismo no currículo escolar, através das Leis 10.639/2003 e
11.645/2008. Nessa perspectiva, discutimos currículo, currículo multicultural, cultura
e cultura escolar, o que nos levou a dialogar com alguns estudiosos, a exemplo de:
Akkari, Santiago (2010), Gomes (2012), Barbosa e Candau (2007), Moreira (2002),
Arroyo (1992), Candau, Anhorn (2000), Rocha (2013) para então trazer a tona o
debate acerca da diversidade e do multiculturalismo na educação. Para tanto,
recorremos às práticas pedagógicas de professores/as na Escola DM, recolhidas a
partir de entrevistas gravadas e informais e através de visitas a essa instituição onde
observamos o espaço escolar e as relações que ocorrem na sala de aula e fora dela.
Identificamos problemas que impedem o trabalho com as questões étnico-raciais
nessa escola e que inviabiliza a construção de um currículo diverso e plural. Nesse
sentido identificamos práticas ainda pontuais e esporádicas realizadas por alguns
professores/as, mas não pelo conjunto dos/as professores/as, o que se constitui um
desafio, torna a Escola DM uma instituição diversa e plural, conforme obriga as Leis
10.639 e a 11.645/08.
Descrição:
SILVA, L. C. O. Práticas Curriculares sobre a Diversidade Étnico-racial e o
Multiculturalismo. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.