Resumo:
Ao longo do tempo, o ensino da gramática vem sendo questionado por professores, especialistas e até alunos, considerando as mudanças ocorridas, espera-se um ensino voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas. Nessa perspectiva, este artigo tem o objetivo de entender de que forma o ensino da gramática é proposto no 6º ano do ensino fundamental, a partir da análise do livro didático de língua portuguesa, disponibilizado pelo Ministério da Educação a todas as escolas públicas do país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), além de teóricos que se preocupam em discutir um ensino de gramática produtivo, que dê primazia a língua em uso, a saber: Antunes (2007), Geraldi (1984, 2004), Possenti (1996), Neves (2014), Perfeito (2005) entre outros. Um estudo que aponta para a necessidade de se intensificar o debate quanto ao redirecionamento do tratamento dado ao ensino de gramática na escola.
Descrição:
OLIVEIRA, A. A. de. O ensino da gramática no livro didático de língua portuguesa. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.