UEPB - Repositório Digital

Inclusão de surdos no ensino regular: desafios e possibilidades da educação inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Francisca Joilma Filgueiras dos
dc.date.accessioned 2017-08-28T13:21:30Z
dc.date.available 2017-08-28T13:21:30Z
dc.date.issued 2017-08-28
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14210
dc.description SANTOS, F. J. F. dos. Inclusão de surdos no ensino regular: desafios e possibilidades da educação inclusiva. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho consiste em uma análise teórica, sobre a inclusão de surdos no ensino regular: onde apresentam-se desafios e possibilidades de promover um maior crescimento no incentivo na perspectiva de acessibilidade e participação ativa no contexto da educação inclusiva no processo educacional das Escolas Brasileiras. Ao mesmo tempo, o trabalho busca de forma coerente, enfatizar as mais diversas características das questões que norteiam o processo de inclusão. Dessa forma, foram realizadas analises contextualizadas de acordo com as diferentes percepções e perspectivas da inclusão escolar, por diferentes autores e obras da área notória, dentre eles, destacam-se: Goldfeld (2002), Mantoan (2003), Caiado (2009), Lodi (2013), Carvalho (2015), Lima (2015). Assim, constata-se as várias metodologias que foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda. Assim bem como os índices de participação desses alunos no ensino regular, que mostra um crescente aumento no número de alunos surdos na educação regular, fruto das diferentes propostas e cumprimentos das políticas de inclusão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eianny Cecilia de Abrantes Pontes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.title Inclusão de surdos no ensino regular: desafios e possibilidades da educação inclusiva pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta