Resumo:
Este trabalho visa discutir o lugar da temática indígena no contexto escolar através da
análise da lei 11.645/2008 que tornou obrigatório o ensino do conteúdo indígena na educação
básica das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Além disso, pretende examinar o que
está sendo feito para assegurar aos indígenas o direito à educação escolar específica e
diferenciada, conforme define a legislação. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual
Indígena de Ensino Fundamental e Médio Akajutibiró, localizada no município da Baia da
Traição – PB. Os estudos mostraram que as falhas que comprometem a qualidade da
educação indígena e que compromete a qualidade da abordagem da temática indígena na
educação para não índios, passam pelo mesmo problema, a falta de formação/capacitação do
profissional para trabalhar determinados conteúdos na escola. Deixando evidente a
necessidade de debates para a regulamentação de formações continuadas, tanto para
professores indígenas, como para não indígena. A fim de trabalhar essas questões, o trabalho
está dividido em 04 seções. No primeiro momento, uma breve contextualização com a
temática indígena. No segundo momento, apresentação da lei 11.645/2008. No terceiro
momento, a abordagem da situação da educação escolar indígena, baseado nos dados da
escola indígena pesquisada. E finalizo expondo as considerações finais.
Descrição:
SILVA, R. V. M. A tribo Akajutibiró da Baía da Traição - PB e a perspectiva da lei 11.645/2008. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.