Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14213
Título: A tribo Akajutibiró da Baía da Traição - PB e a perspectiva da lei 11.645/2008
Autor(es): Silva, Rafaele Vivyan Mendonça
Palavras-chave: Ensino
Educação indígena
Lei nº 11.645
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho visa discutir o lugar da temática indígena no contexto escolar através da análise da lei 11.645/2008 que tornou obrigatório o ensino do conteúdo indígena na educação básica das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Além disso, pretende examinar o que está sendo feito para assegurar aos indígenas o direito à educação escolar específica e diferenciada, conforme define a legislação. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Akajutibiró, localizada no município da Baia da Traição – PB. Os estudos mostraram que as falhas que comprometem a qualidade da educação indígena e que compromete a qualidade da abordagem da temática indígena na educação para não índios, passam pelo mesmo problema, a falta de formação/capacitação do profissional para trabalhar determinados conteúdos na escola. Deixando evidente a necessidade de debates para a regulamentação de formações continuadas, tanto para professores indígenas, como para não indígena. A fim de trabalhar essas questões, o trabalho está dividido em 04 seções. No primeiro momento, uma breve contextualização com a temática indígena. No segundo momento, apresentação da lei 11.645/2008. No terceiro momento, a abordagem da situação da educação escolar indígena, baseado nos dados da escola indígena pesquisada. E finalizo expondo as considerações finais.
Descrição: SILVA, R. V. M. A tribo Akajutibiró da Baía da Traição - PB e a perspectiva da lei 11.645/2008. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14213
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaele Vivyan Mendonça Silva.pdfRafaele Vivyan Mendonça Silva1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.