Resumo:
O presente trabalho possui como objetivo discutir e analisar imagens das pessoas negras
no livro didático de História do ensino fundamental II. Nessa perspectiva buscamos
compreender as imagens no sentido de perceber se elas rompem ou não com os
estereótipos consagrados a essas pessoas. Para a análise utilizamos a coleção de livro
didático intitulado: História e Vida Integrada, dos autores Nelson Piletti, Claudino Piletti
e Thiago Tremonte; publicada em 2008. Fundamentamos a discussão e analise nos
estudos de alguns pesquisadores/as da temática, tais como: (Silva, 1995), (Leite, 2010),
(Teixeira, 2009), (Freitas, 2011), visto suas discussões se assemelharem ou se
distanciarem do que fazemos nesse trabalho. A análise das imagens nos possibilitou
perceber que nem sempre o livro didático objeto da nossa pesquisa rompe com os
estereótipos atribuídos as pessoas negras, o que possibilita afirmar que nem mesmo com
a aprovação da Lei 10.639/2003 o livro didático mudou a forma de representa-las.
Descrição:
TRAJANO, C. dos S. Representações de pessoas negras no livro didático de história do Ensino Fundamental II. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.