Resumo:
O presente trabalho aborda as contribuições das políticas públicas da educação
especial em uma perspectiva inclusiva. O estudo possibilitou caracterizar a política
pública e sua contextualização com a política educacional e a política para a
educação especial no âmbito de inclusão, bem como identificar sua presença em
alguns documentos relevantes, tanto a nível nacional quanto internacional. Através
deles, percebemos quais os interesses, avanços e recuos, as políticas de governo e
os direcionamentos estendidos à educação especial no panorama inclusivo. Este
estudo tem por objetivo pesquisar as contribuições das políticas públicas que
discorrem sobre a educação especial em uma perspectiva de inclusão e demostrar
que existem diversos documentos que regem o direito à inclusão dos alunos com
necessidades especiais, são leis e devem ser executadas por todos na sociedade a
qual estamos inseridos. Para tal, a metodologia utilizada neste estudo é de cunho
bibliográfico e documental, durante a pesquisa uma série de autores e documentos
foram consultados, tais como: JANNUZZI (2004); MAZZOTTA (2003); MANTOAN
(2001), CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (1988);
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994); entre outros. Foi possível compreender
através do estudo que os discursos relacionados às políticas de inclusão propõem
contemplar alunos com necessidades educacionais especiais na escola, buscando
uma educação de respeito às diferenças e valorização de suas habilidades. Para
tanto, visualizamos tentativas de implementação de políticas propositivas de
mudança social e educacional visando à efetivação, na prática, dessas políticas tão
almejadas pelas instituições escolares e sociais.
Descrição:
RÊGO, J. K. do. Contribuições das políticas públicas para a educação especial na perspectiva de educação inclusiva. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.