Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de ferramentas tecnológicas no
ensino de geografia, tendo como a base um estudo de caso da Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, considerando o uso de
ferramentas tecnológicas que o mundo contemporâneo nos oferece, as quais são
amplamente dissipadas entre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio como:
smartphones, redes sociais, GPS, realidade virtual, além de diversas outras tecnologias
que encurta cada vez mais as distancias e possibilitam processos mais rápidos de
ensino-aprendizagem. Na perspectiva de usa-las com ―armas‖ para tentar diminuir as
problemáticas pedagógicas enfrentadas pela educação no Brasil, que possui altos
índices de evasão escolar, baixos índices de assiduidade nas aulas e um grande
desinteresse dos alunos pelos conteúdos ministrados em sala o que dificulta a
aproximação entre docentes e discentes. A pesquisa apresentou como método: um
estudo dirigido para coleta de referenciais teóricos sobre o tema, registro de imagens e
pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas e observação direta da realidade
escolar. Na condução da pesquisa identificamos que será preciso qualificar os
professores para serem mediadores entre essas novas tecnologias como ferramentas
didáticas, aproximando-os dos discentes, que se encontram nessa geração conectada
com as tecnologias da informação e comunicação.
Descrição:
DAMIÃO NETO, S. O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de geografia: um estudo de caso para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.