UEPB - Repositório Digital

A multimodalidade nos gêneros textuais: ferramentas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa perspectiva multiletrada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ezequiel Patricio dos
dc.date.accessioned 2013-08-01T17:59:11Z
dc.date.available 2013-08-01T17:59:11Z
dc.date.issued 2013-08-01
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1422
dc.description SANTOS, E. P. dos. A multimodalidade nos gêneros textuais: ferramentas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa perspectiva multiletrada. 2010. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. pt_BR
dc.description.abstract A multimodalidade é um traço constitutivo dos gêneros textuais, falados e escritos; por isso, os textos dispõem tanto de palavras como de imagens e outros elementos gráficos. O objetivo do presente trabalho é analisar a multimodalidade e seus recursos utilizados para alcançar o propósito comunicativo do texto escrito. Nesse estudo, foram selecionadas duas capas da revista “Veja”, outubro/2005 e setembro/ 2010 e dois “anúncios publicitários”, para ilustrar nossas afirmações. Esta análise será baseada nos estudos de Dionísio (2005, 2008), na teoria dos gêneros apresentada por Bakhtin (2003), bem como em estudos de Marcuschi (2007, 2008), Koch e Elias (2010), Citelli (2007), Soares (2002, 2009), Bagno (2009), Antunes (2009), Louzada (2001) e dos PCN (1997), que abordam as novas práticas de letramentos para o ensino de língua materna. Além das análises comprovando a existência de aspectos multimodais nos gêneros por nós selecionados, fazemos uma abordagem ao ensino-aprendizagem, uma vez que os gêneros textuais, especialmente as capas de revistas e os anúncios publicitários, são um eficaz instrumento para o professor trabalhar essa temática nas aulas de leitura e produção de texto, enfocando as múltiplas multisemioses constitutivas dos gêneros textuais. Tudo isso para concluir que, numa sociedade multiletrada, a aula envolvendo textos não pode se prender apenas aos aspectos verbais, devendo enfocar também os demais elementos que fazem partem da constituição dos gêneros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fábio Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title A multimodalidade nos gêneros textuais: ferramentas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa perspectiva multiletrada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta