Resumo:
A literatura de cordel se configura como um importante suporte de ensino-aprendizagem da literatura, sendo uma rica e inesgotável fonte de conhecimento, principalmente a respeito da cultura nordestina. O autor cordelista coloca nestas obras sua intencionalidade no que se refere a convencer os leitores da veracidade dos fatos por ele narrados. Trabalha-las é uma excelente ideia, sobretudo porque é de baixo custo e faz uma ponte entre diferentes grupos sociais, desde a infância, culturas distintas. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as diferentes formas de trabalhar o cordel como instrumento de ensino aprendizagem em sala de aula. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em cordéis famosos que obtiveram sucesso, como por exemplo, “Chegada de Lampião no Céu”, de Guaipuan Vieira. Por meio do cordel podemos perceber as dificuldades enfrentadas pelo povo do Nordeste, pois enfrentam dificuldades enormes para sobreviver em um cenário de seca e miséria. A realização desse trabalho apoia-se na perspectiva de aproximar os discentes de um tipo de texto que não tem sido trabalhado com frequência na escola, oportunizando-lhes o enriquecimento do repertorio literário, além da possibilidade de desfrutar da leitura de excelentes obras. Portanto, as historias contidas nos cordéis são uma rica forma de fazer com que os feitos históricos do passado permaneçam sempre na memória de muitos, como os contos sobre o cangaceiro Lampião que para alguns, foi rei, e, para outros, bandido sanguinário.
Descrição:
COSTA, I. V. F. da. A literatura de cordel no cotidiano escolar. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.