Resumo:
Este estudo tem como objetivo descrever a construção do Projeto Político Pedagógico-PPP desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, em um assentamento da reforma agrária, eRetratar momentos da Formação dos/as Educadores/as na Escola do Campoem Mari.Com este propósito antes de cada formação com os professores/as, fazíamos encontros formativos e de planejamento no grupo “Aprendizes da Terra”, estudando autores como Serbino (1998), Freire (1996), Luckesi (2005), Hoffmam (2011), e dentre outros. /PB. Utilizamos como abordagem de pesquisa qualitativa, a observação participante, associado aos detalhes dos diários de campo da formação e dos relatórios cotidianos do projeto de extensão. Os resultados obtidos foram á elaboração do PPPque veio contribuir e acrescentar melhorias no ensino e aprendizagem e na prática docente, sua construção se deu em conjunto com o corpo escolar, familiares e nosso grupo de estudo. E vivências de oficinas pedagógicas que foi de grande importância não apenas para aqueles que receberam a formação, mas também o grupo que realizou as formações, pois nos deixou um grande aprendizado, podendo conhecer de perto a realidade e o funcionamento do espaço escolar junto com a comunidade.
Descrição:
SANTOS, C. B. A construção do projeto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares Mari/PB e a experiência de formação dos/as educadores (as) da reforma agrária. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.