UEPB - Repositório Digital

Sequência didática sobre os insetos no Ensino Fundamental: Avaliando estratégias

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Serafim, Lysianne Rafaelly da Costa Barbosa
dc.date.accessioned 2017-08-29T19:30:43Z
dc.date.available 2017-08-29T19:30:43Z
dc.date.issued 2016-05-18
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14269
dc.description SERAFIM, L. R. da C. B. Sequência didática sobre os insetos no Ensino Fundamental: Avaliando estratégias. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Os insetos são seres de grande importância para o equilíbrio ecológico, mas são vistos pela maioria das pessoas como causadores de doenças e disseminadores de pragas. Para desmistificar essa concepção errônea que a população tem sobre os insetos, o ensino de Ciências é um forte aliado, portanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos alunos do 7º ano do ensino fundamental II, da Escola Olímpia Souto no Município de Esperança – PB, a respeito dos insetos, antes e após a aplicação de diferentes metodologias de ensino. Inicialmente, foi aplicado questionário Pré-teste com 13 questões, em cada uma das seis turmas do 7° ano da escola, para aferir o nível de conhecimento que os alunos detêm acerca do tema abordado. Em seguida, foram ministradas quatro aulas com aplicações de diferentes estratégias, uma estratégia para cada dupla de turma de diferentes turnos. Ao fim das aulas, foi aplicado questionário Pós-teste, a fim de aferir se a mudança de método tem influência determinante no ensino-aprendizagem dos alunos. Nessa segunda parte do trabalho foi possível verificar um aumento significativo na aprendizagem dos alunos, observando que a maioria dos alunos conseguiu diferenciar os insetos de outros invertebrados. Enfatizando a necessidade de se utilizar de novas estratégias em sala de aula, modificando o forte costume da aula verbalizada. Recomenda-se fazer uso de métodos que busquem um efetivo aprendizado e que os alunos utilizem desse aprendizado em sua vida cotidiana. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Bruno Guedes da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Insetos pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Técnicas de ensino pt_BR
dc.title Sequência didática sobre os insetos no Ensino Fundamental: Avaliando estratégias pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta