UEPB - Repositório Digital

Percepção da população de Boqueirão - PB sobre o SAMU -192

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Vanessa Marques
dc.date.accessioned 2017-08-29T19:35:41Z
dc.date.available 2017-08-29T19:35:41Z
dc.date.issued 2016-05-02
dc.identifier.other CDD 616.025 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14294
dc.description SILVA, V. M. Percepção da população de Boqueirão - PB sobre o SAMU -192. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O atendimento pré-hospitalar móvel configura-se como uma modalidade de assistência que objetiva chegar precocemente à vítima e prestar atendimento ou transporte adequado para um serviço de saúde integrado ao Sistema Único de Saúde e, assim, reduzir ou evitar sofrimento e sequelas. O Ministério da Saúde (MS) criou a Política Nacional de Atenção às Urgências, e instituiu como componentes do serviço pré-hospitalar móvel a implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), suas Centrais de Regulação (Central SAMU-192) e seus Núcleos de Educação em Urgência, em municípios e regiões de todo o território brasileiro. O objetivo dessa pesquisa é conhecer a percepção da população de Boqueirão-PB acerca do SAMU e sua prestação de serviços. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. O estudo foi realizado na cidade de Boqueirão-PB. A escolha da amostra deu-se pelo fato dos mesmos serem moradores da cidade de Boqueirão-PB e residirem nos bairros escolhidos. O critério de inclusão é que seja morador do bairro novo e tenha sido atendido pelo SAMU 192; ou morador do bairro galdêncio e que não tenha sido atendido pelo serviço. Os dados foram coletados mediante entrevistas semi- estruturadas, gravadas em áudio mediante livre consentimento dos participantes. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de “análise de conteúdo” a partir de Bardin. Na primeira parte da análise, as entrevistas foram agrupadas e as perguntas que possuíram respost as consideradas simples foram discutidas e comparadas suas respostas tendo o apoio das falas dos indivíduos. Na segunda parte, através dos discursos dos entrevistados foram criadas nove categorias temáticas: I – Socorro, II – Acidentes, III – Urgência e Emergência, IV – Por observar a presença da ambulância do SAMU, V – Por ouvir o boca a boca de atendimentos e VI – Alguém acionou quando eu precisei, VII – Qualificou o atendimento, transporte e tempo resposta, VIII – Melhorar a comunicação e o atendimento, IX – Melhorar o tempo resposta do atendimento; também discutidas com o apoio das falas. Esta pesquisa irá contribuir para que os profissionais atuantes e a coordenação do SAMU de Boqueirão-PB visualizem através de um panorama geral como está de fato a percepção da população frente a este serviço. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eloíde André Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pt_BR
dc.subject Atendimento pré-hospitalar pt_BR
dc.subject Avaliação da qualidade pt_BR
dc.title Percepção da população de Boqueirão - PB sobre o SAMU -192 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta