dc.contributor.author |
Araújo, Tércio Barbosa Silva |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-29T19:43:49Z |
|
dc.date.available |
2017-08-29T19:43:49Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14313 |
|
dc.description |
ARAÚJO, T. B. S.Recursos Educacionais Abertos (REA): Produção e publicação de livro digital com licença aberta em uma escola pública do município de Campina Grande - PB. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial que os Recursos Educacionais Abertos (REA) possuem ao serem implantados nas escolas públicas. Tal assunto é de relevante importância, visto que a cultura dos REA favorece a participação colaborativa dos alunos, dos professores e da sociedade ao produzir e compartilhar recursos educacionais com licenças flexíveis, proporcionando a valorização produtiva dos envolvidos. Além disso, incentiva a utilização da tecnologia como ferramenta auxiliadora, promovendo a inclusão digital e oferecendo acessibilidade de recursos educacionais a todos, como tantos outros benefícios que serão apresentados neste trabalho. Para a concretização das práticas utilizadas pelo REA, foi realizado um estudo de caso com produção colaborativa e publicação na internet de um livro digital, com a licença Creative Commons, pelos alunos do Ensino Fundamental dos 8º e 9º anos, com orientação e participação dos professores de ciências, inglês, geografia e matemática, de uma escola pública estadual de Campina Grande – PB. Para esta atividade, foi utilizado um aplicativo da plataforma on-line Widbook, escolhido dentre cinco outros aplicativos, pois se adequou ao contexto de aplicação deste trabalho, obtendo melhores resultados nos requisitos do Quali-EDU (processo de escolha de software educacional). Na coleta dos dados foi utilizado um questionário destinados aos professores, com objetivo de levantar dados qualitativos sobre o estudo de caso. A partir destes dados, observou-se que os professores demonstraram satisfação ao realizar a atividade e conseguiram aferir o nível de conhecimento dos alunos em relação ao assunto lecionado em sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Edson Holanda Cavalcante Júnior |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos Educacionais Abertos |
pt_BR |
dc.subject |
Livro digital |
pt_BR |
dc.subject |
Plano Nacional do Livro Didático - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Quali-EDU |
pt_BR |
dc.title |
Recursos Educacionais Abertos (REA): Produção e publicação de livro digital com licença aberta em uma escola pública do município de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |