UEPB - Repositório Digital

Recursos Educacionais Abertos (REA): Produção e publicação de livro digital com licença aberta em uma escola pública do município de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Tércio Barbosa Silva
dc.date.accessioned 2017-08-29T19:43:49Z
dc.date.available 2017-08-29T19:43:49Z
dc.date.issued 2017-08-10
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14313
dc.description ARAÚJO, T. B. S.Recursos Educacionais Abertos (REA): Produção e publicação de livro digital com licença aberta em uma escola pública do município de Campina Grande - PB. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial que os Recursos Educacionais Abertos (REA) possuem ao serem implantados nas escolas públicas. Tal assunto é de relevante importância, visto que a cultura dos REA favorece a participação colaborativa dos alunos, dos professores e da sociedade ao produzir e compartilhar recursos educacionais com licenças flexíveis, proporcionando a valorização produtiva dos envolvidos. Além disso, incentiva a utilização da tecnologia como ferramenta auxiliadora, promovendo a inclusão digital e oferecendo acessibilidade de recursos educacionais a todos, como tantos outros benefícios que serão apresentados neste trabalho. Para a concretização das práticas utilizadas pelo REA, foi realizado um estudo de caso com produção colaborativa e publicação na internet de um livro digital, com a licença Creative Commons, pelos alunos do Ensino Fundamental dos 8º e 9º anos, com orientação e participação dos professores de ciências, inglês, geografia e matemática, de uma escola pública estadual de Campina Grande – PB. Para esta atividade, foi utilizado um aplicativo da plataforma on-line Widbook, escolhido dentre cinco outros aplicativos, pois se adequou ao contexto de aplicação deste trabalho, obtendo melhores resultados nos requisitos do Quali-EDU (processo de escolha de software educacional). Na coleta dos dados foi utilizado um questionário destinados aos professores, com objetivo de levantar dados qualitativos sobre o estudo de caso. A partir destes dados, observou-se que os professores demonstraram satisfação ao realizar a atividade e conseguiram aferir o nível de conhecimento dos alunos em relação ao assunto lecionado em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edson Holanda Cavalcante Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos Educacionais Abertos pt_BR
dc.subject Livro digital pt_BR
dc.subject Plano Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject Quali-EDU pt_BR
dc.title Recursos Educacionais Abertos (REA): Produção e publicação de livro digital com licença aberta em uma escola pública do município de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta