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Muitas são as dificuldades enfrentadas nas escolas públicas atualmente no Brasil, tais como, falta de apoio do governo, alunos com déficit de conhecimentos básicos (ler, escrever e realizar operações matemáticas), falta de interesse dos próprios alunos, dentre outros fatores. O analfabetismo no Brasil é preocupante, pois ainda existem 12,9 milhões de pessoas analfabetas. Dados referentes às escolas públicas municipais da cidade de Campina Grande, urbanas e rurais, do ano de 2015 mostram que o 3º ano é a fase que apresenta a maior taxa de reprovação dos alunos do Ensino Fundamental I. Entretanto, várias iniciativas surgem para auxiliar o ensino com intuito de melhorar o nível de aprendizagem. Alguns Jogos Educacionais (JEs) estão presentes na internet de forma gratuita, e vários deles auxiliam o processo de ensino-aprendizagem. Então, com intuito de localizar JE que auxiliam desempenho escolar das crianças, foi realizada uma pesquisa sobre JEs e jogos a disciplina de língua portuguesa. O objetivo deste trabalho é a criação de um jogo educacional (JE) para auxiliar o processo de aprendizagem da alfabetização. A metodologia do trabalho é baseada na pesquisa-ação, dividida em três fases: (i) identificação do problema em escolas municipais de Campina Grande; (ii) desenvolvimento do JE; baseado em pesquisas bibliográficas e técnica de reuso de requisitos; (iii) aplicação e avaliação do JE. A avaliação teve natureza quantitativa e qualitativa, e o instrumento usado foi o questionário. O JE é intitulado de AlfaFarm, e foi desenvolvido com base nos requisitos do EduCatalog4RE referente às Teorias de Aprendizagem do Behaviorismo e Taxonomia de Bloom. Através dos resultados obtidos com os questionários para alunos e professores, o jogo mostrou-se bastante satisfatório ao ser analisado com designer bonito, ser de fácil manipulação, o conteúdo presente organizado, além de promover a aprendizagem. |
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