Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo central levantar discussões no âmbito educacional
mostrando a fragilidade de uma Educação meramente seletiva e não inclusiva. O debate de
gênero, encadeado principalmente, nas universidades, possibilita na formação discente um espaço
mais igualitário e democrático fazendo que esse/a possa adquirir um conhecimento mais amplo e
não reproduza discursos enraizados por uma sociedade machista, sexista, misógina e patriarcal
estabelecidos por (pre)conceitos existentes que moldam a teia sociocultural. Uma Educação
voltada para os Direitos Humanos representa essa importância para o crescimento do/a discente,
no qual, possibilitamos assim, o diálogo entre a historiografia e a memória, que se faz presente
no cotidiano de um/a educador/a compromissado/a com uma educação igualitária. Entretanto, é
no currículo que o viés de educação como instrumento para a igualdade de gênero se concretiza,
portanto, é preciso intensificar o debate sobre gênero na estrutura curricular oferecendo espaço
para uma disciplina obrigatória e não meramente ramificações de ementas de disciplinas do curso.
Descrição:
EPAMINONDAS, N. R. do N. A educação como instrumento para igualdade de gênero. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.