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O perfil da gestão educacional em Guarabira: um estudo de caso na Creche Tia Léa e no Centro Educacional Edivardo Toscano

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dc.contributor.author Pereira, Krislane Simões
dc.date.accessioned 2017-08-30T15:48:07Z
dc.date.available 2017-08-30T15:48:07Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14346
dc.description PEREIRA, K. S. O perfil da gestão educacional em Guarabira: um estudo de caso na Creche Tia Léa e no Centro Educacional Edivardo Toscano. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Compreendemos a importância da gestão escolar enquanto mediadora nos processos educacionais. Neste sentido, buscamos indagar: como se configura o papel do gestor educacional da cidade de Guarabira? Como está configurado o perfil gestor em uma creche e em uma escola de ensino fundamental I, na cidade de Guarabira? Diante destas questões norteadoras, apresentamos o seguinte objetivo para este estudo: investigar o perfil da gestão educacional na cidade de Guarabira (PB), a partir de um estudo de caso na Creche Tia Lea e no Centro Educacional Edivardo Toscano. A metodologia utilizada nesta pesquisa configurou-se como qualitativa, caracterizada inicialmente como bibliográfica e documental, posteriormente passou a ser predominantemente um estudo de caso. O campo de pesquisa situou-se na Creche Tia Léa e no Centro Educacional Edivardo Toscano, ambas da Cidade de Guarabira, na Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram as gestoras das duas instituições de campo. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram o Plano Municipal de Educação de Guarabira (PME) e o Plano Estadual de Educação da Paraíba (PEEP) e um questionário. Como base teórica apresentamos: Luck (2000; 2008), Paro (2008), e Libâneo (2012), para discutirmos as perspectivas educacionais referente a gestão escolar democrática, como também, os documentos oficiais: PME (2015) e o PEEP (2010). Portanto, é importante que compreendamos o perfil do gestor escolar do município em que estamos inseridos/as, pois a partir das suas características e concepções podemos perceber as transformações educacionais, políticas e sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão Educacional pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Perfil do Gestor - Guarabira pt_BR
dc.title O perfil da gestão educacional em Guarabira: um estudo de caso na Creche Tia Léa e no Centro Educacional Edivardo Toscano pt_BR
dc.type Other pt_BR


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