Resumo:
Esta pesquisa monográfica apresenta uma análise reflexiva acerca do ensino e da avaliação de
Geografia nos anos finais da educação básica, revelando a intrínseca relação entre o processo
de ensino-aprendizagem e a avaliação, como a exitosa prática pedagógica para a construção
do conhecimento geográfico. Pretende-se conhecer a maneira de se realizar uma educação
inclusiva e, avaliativamente, eficaz. Além disso, proporcionar direções para a aprendizagem
significativa dos educandos, numa escola estadual do município de Guarabira/PB. Para tanto,
são demonstradas discussões baseadas em autores, tais como Freire (1996), Callai (2001),
Hadji (2001), Ballester et al. (2003), Vasconcellos (2007) Hoffmann (2009) entre outros. A
partir de uma investigação bibliográfica, realizaram-se estudos exploratórios e qualitativos,
através de entrevistas, observações e questionários aplicados a um professor colaborador da
pesquisa e aos alunos da turma do 2º ano médio, ambos localizados na escola da rede pública
do município de Guarabira/PB. Após as averiguações e discussões reflexivas, constatamos
que a avaliação é um dos principais apoios da prática pedagógica e da aprendizagem dos
educandos, os quais devem ter uma autoanálise, um diagnóstico contínuo e formativo.
Consideramos, portanto, a necessária mediação, regulação e estabelecimento de uma
diplomação diferenciada, para se erradicar a reprovação escolar, a qual é motivo notório de
retrocesso à educação inclusiva e o estopim da evasão escolar.
Descrição:
CRUZ, I. dos S. Análise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem e da avaliação de geografia. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.