UEPB - Repositório Digital

Análise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem e da avaliação de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cruz, Ivanildo dos Santos
dc.date.accessioned 2017-08-30T15:48:15Z
dc.date.available 2017-08-30T15:48:15Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14347
dc.description CRUZ, I. dos S. Análise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem e da avaliação de geografia. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa monográfica apresenta uma análise reflexiva acerca do ensino e da avaliação de Geografia nos anos finais da educação básica, revelando a intrínseca relação entre o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, como a exitosa prática pedagógica para a construção do conhecimento geográfico. Pretende-se conhecer a maneira de se realizar uma educação inclusiva e, avaliativamente, eficaz. Além disso, proporcionar direções para a aprendizagem significativa dos educandos, numa escola estadual do município de Guarabira/PB. Para tanto, são demonstradas discussões baseadas em autores, tais como Freire (1996), Callai (2001), Hadji (2001), Ballester et al. (2003), Vasconcellos (2007) Hoffmann (2009) entre outros. A partir de uma investigação bibliográfica, realizaram-se estudos exploratórios e qualitativos, através de entrevistas, observações e questionários aplicados a um professor colaborador da pesquisa e aos alunos da turma do 2º ano médio, ambos localizados na escola da rede pública do município de Guarabira/PB. Após as averiguações e discussões reflexivas, constatamos que a avaliação é um dos principais apoios da prática pedagógica e da aprendizagem dos educandos, os quais devem ter uma autoanálise, um diagnóstico contínuo e formativo. Consideramos, portanto, a necessária mediação, regulação e estabelecimento de uma diplomação diferenciada, para se erradicar a reprovação escolar, a qual é motivo notório de retrocesso à educação inclusiva e o estopim da evasão escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléoma Maria Toscano Henriques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.title Análise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem e da avaliação de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta