UEPB - Repositório Digital

Jogo e Brincadeira na educação infantil: uma observação na sala do maternal II no CREI Flaviana Malheiros da Silva - Sapé/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author VIeira, Marcela Renato
dc.date.accessioned 2017-08-31T16:19:28Z
dc.date.available 2017-08-31T16:19:28Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14358
dc.description VIEIRA, M. R. Jogo e Brincadeira na educação infantil: uma observação na sala do maternal II no CREI Flaviana Malheiros da Silva - Sapé/PB. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como ponto de partida a tese de que o brincar é algo próprio do ser humano e que, no desenvolvimento desta atividade, a criança não apenas se diverte, mas também desenvolve seu potencial cognitivo, social e emocional. A presente pesquisa tem por objetivo identificar qual a utilização dos jogos e brincadeiras na sala de aula do maternal II, no Centro de Referência da Educação Infantil Flavina Malheiros da Silva – Sapé/PB. Para compreender a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil é que na revisão de literatura buscou-se seu aporte teórico, por meio de estudiosos como Piaget (1971), Vygotsky (1991), Friedmann (2012), dentre outros, que pontuam a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, contribuindo para o crescimento das crianças de forma completa e dinâmica. Dessa forma, compreendemos que não podemos dispensar os potenciais que cada jogo e cada brincadeira têm e que é preciso que o (a) educador (a) tenha conhecimento para que possa enxergar os aspectos do desenvolvimento indicados por teóricos da educação. As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil nos possibilitou constatar que tanto o jogo quanto a brincadeira são elementos fundamentais para o desenvolvimento das crianças e são imprescindíveis ao desenvolvimento geral do indivíduo, pois atuam como uma forma de linguagem, um meio de expressão e comunicação, como mecanismo que produz alegria, diversão, práticas de emoções e implantação do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Ana Raquel de Oliveira França pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.title Jogo e Brincadeira na educação infantil: uma observação na sala do maternal II no CREI Flaviana Malheiros da Silva - Sapé/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta