dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como ponto de partida a tese de que o brincar é algo próprio do ser humano
e que, no desenvolvimento desta atividade, a criança não apenas se diverte, mas também
desenvolve seu potencial cognitivo, social e emocional. A presente pesquisa tem por objetivo
identificar qual a utilização dos jogos e brincadeiras na sala de aula do maternal II, no Centro
de Referência da Educação Infantil Flavina Malheiros da Silva – Sapé/PB. Para compreender
a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil é que na revisão de
literatura buscou-se seu aporte teórico, por meio de estudiosos como Piaget (1971), Vygotsky
(1991), Friedmann (2012), dentre outros, que pontuam a importância dos jogos e brincadeiras
na Educação Infantil, contribuindo para o crescimento das crianças de forma completa e
dinâmica. Dessa forma, compreendemos que não podemos dispensar os potenciais que cada
jogo e cada brincadeira têm e que é preciso que o (a) educador (a) tenha conhecimento para
que possa enxergar os aspectos do desenvolvimento indicados por teóricos da educação. As
contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil nos possibilitou
constatar que tanto o jogo quanto a brincadeira são elementos fundamentais para o
desenvolvimento das crianças e são imprescindíveis ao desenvolvimento geral do indivíduo,
pois atuam como uma forma de linguagem, um meio de expressão e comunicação, como
mecanismo que produz alegria, diversão, práticas de emoções e implantação do
conhecimento. |
pt_BR |