Resumo:
A literatura é construída a partir das vozes da Antiguidade Clássica e, assim, os contos tradicionais eram, na maioria dos casos, representados por adultos com função ora moralizante de educar, ora corrigir ou zelar pela formação das crianças e, por isso, os modelos fechados do que poderia ser um heróis, ou mesmo, os vilões. Nesse universo imaginário, mistura-se realidade e fantasia, de modo atender aos interesses de uma sociedade de uma determinada época. Para tanto, o objetivo principal desde artigo de conclusão de curso de Letras- habilitação língua portuguesa é analisar e interpretar as imagens simbólicas presente na obra Corda Bamba, da autora Lygia Bojunga. Para nossa análise, fundamentamos nos conceitos teoria do imaginário de Laplantine e Trindade (2001) e nos conceitos simbológicos de Chevalier e Gheerbrant (2009) e, também, a análise dar-se-á pelo víeis da psicologia analítica defendida por Jung (1996). A análise nos mostra que a autora Lygia Bojunga incorpora-se da sua obra com tanta criatividade, que faz com que o leitor seja convidado à caminhar pela própria Corda Bamba despertando, assim, a sensação dos caminhos que a personagem Maria percorreu. A obra, portanto, nos liga a duas extremidades: o imaginário, onde é por meio dele que Maria procura entender o que se passa em sua volta e é pelos elementos simbólicos que a personagem consegue elaborar seus próprios conflitos e vê-se em seu passado, presente e futuro.
Descrição:
PACÍFICO, V. dos S. A fenomenologia das imagens poéticas em Corda Bamba, de Lygia Bojunga. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.