Resumo:
Este trabalho procura de forma breve e suscinta apresentar algumas reflexões sobre a vivência
do Estágio Supervisionado realizada na Escola Estadual Mons. Odilon Alves Pedrosa na
cidade de Sapé. Essas reflexões pretendem mostrar uma pequena parte do que pode-se
perceber, viver e experimentar durante o momento em que o estagiário observa e rege aulas
no ensino médio. Para tanto foi necessário recorrer a autores que tratam sobre temas como
Estágio Supervisionado, ensino de geografia e o próprio processo ensino-aprendizagem.
Entres esses autores destaca-se: CALLAI (2010), CASTELLAR (1999),
CASTROGIOVANNI (2007), PASSINI (2010) E VESENTINI (2009). Por isso ao produzir
esse trabalho a pesquisa bibliográfica e a vivência prática caminharam juntas se
complementando. Houveram algumas etapas desde a orientação na universidade, a pesquisa
bibliográfica até a vivência e produção de um relatório que deu base para esse trabalho. A
produção desse trabalho acadêmico seguiu alguns passos que teve início nas aulas teóricas do
componente curricular, onde a professora deu as primeiras orientações. Em seguida o contato
com a escola do estágio, quando foi feito todo levantamento sobre a mesma, nos momentos
seguintes as observações e regências das aulas no 2º ano ensino médio. Posteriormente foi
produzido o relatório que serviu como base dessa monografia. Nela pode-se mostrar um
pouco sobre as vivências do estágio sobre uma ótica de quem o realizou. Essas vivências
colaboram para várias reflexões aqui apresentadas.
Descrição:
ANJOS, M. F. S. dos. Pontos de reflexões do estágio supervisionado na Escola Monsenhor Odilon Alves Pedrosa: metodologia do ensino de geografia (ensino fundamental e médio). 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.