Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas das rezadeiras no espaço
escolar a partir do diálogo intercultural entre o ensino de História e o saber destas
mulheres no contexto da história cultural da educação, bem como o papel educativo
das rezadeiras no espaço escolar, enfatizando a memória e a história de vida destas
mulheres como educativas a partir do cenário campinense. Através de um saberfazer construído na tradição oral das práticas de cura e reza que assumem no
cotidiano, um caráter alternativo ao saber médico, dito oficial, a figura da rezadeira
emerge enquanto representante do conhecimento popular adquirido na experiência
de vida, e encontra nas tessituras da memória e da oralidade uma forma de educar.
Na perspectiva intercultural, tais saberes podem compor o currículo e se constitui
enquanto uma possibilidade educativa no contexto escolar quando em interface com
o ensino de História. Dessa forma, discutimos o tema no campo da História Cultural
da Educação a partir de interlocuções teóricas com Certeau (2008), Foucault (1996,
2015), Candau (2014a, 2014b) e Pacheco (2010), no sentido de problematizar a
elaboração de práticas cotidianas a partir de uma operação de consumo, que se
configura como uma alternativa a normatização do saber científico socialmente
valorizado, procurando promover o reconhecimento de outras formas de saber.
Recorremos aos relatos orais de uma mulher rezadeira como fonte analisada à luz
da metodologia em História Oral, atrelada a análise de conteúdo das falas de alunos
e professora de História sobre as possibilidades do diálogo com os saberes das
experiências de vida e o ensino de História. Conclui-se que, apesar de não ser
reconhecido ou incluso no currículo, estes saberes se apresentam como uma
importante possibilidade de ensinar historia a partir do viés intercultural.
Descrição:
ARAÚJO, R. N. Nas artes e práticas de rezadeira: história de vida e memória em diálogos interculturais no ensino de História. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.