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O objetivo deste trabalho é discutir a aproximação entre o campo do ensino de história e os
debates suscitados pela emergência de uma nova historiografia trabalhada a partir do fim do
século XIX e mais intensamente no início do século XX. Tomamos como ponto de partida uma
breve analise da História Cultural e da História Social para então analisarmos algumas
produções das coleções dos livros didáticos de História dos últimos anos, e, como estes campos
referentes a nova historiografia tem chegado aos livros didáticos de história de ensino
fundamental e médio. De que maneira temáticas como a história do cotidiano, das mulheres, as
histórias da infância, do imaginário, da vida privada, do medo, do amor, da alimentação, do
regionalismo, saem então da academia para chegarem até os professores do ensino básico? Tais
analises nos permitem tecer um breve panorama do atual ensino e das propostas curriculares
que almejam um ensino de história cada vez mais significativo condizente com as crescentes
discussões acadêmicas para um ensino de história cada vez mais renovado e significativo. Pois
a priore, temos a sensação de uma enorme descontinuidade entre os conhecimentos produzidos
na academia e o que fazem os professores do ensino médio e fundamental de escolas públicas
e privadas. Procuramos investigar sobretudo os materiais didáticos, estes que buscam reunir
uma sequência de conteúdos a serem transmitidos para os alunos, e ainda consistem como
verdadeiros manuais para os professores que muitas vezes o utilizam como único material de
aporte teórico e metodológico. É importante investigar como os livros didáticos estão sendo
produzidos e quais temas eles estão abordando, para que possamos relacionar e interagir cada
vez mais a escrita acadêmica com o trabalho dos professores do ensino básico de história.
Perceber e problematizar esta relação nos faz compreender os limites e possibilidades almejados
pelo ensino de história na formação de alunos como sujeitos socialmente críticos e éticos, assim
como a qualidade da formação docente, visto que, a cada ano são formados milhares de
historiadores e professores de história, e são estes mesmos que irão atuar nas escolas de ensino
básico. Para analisar esta proposta será necessário a leitura de alguns autores importantes que
trabalham com a história Cultural, com a História Social e com as temáticas da história da
educação, além de uma análise bibliográfica referente as novas tendências historiográficas, e
da análise das próprias coleções de livros didáticos de autores e editoras diferentes |
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