Resumo:
O presente estudo tem como meta analisar o processo de ensino aprendizagem de língua
estrangeira (Inglês) para alunos surdos no contexto da educação inclusiva. Entre outras
questões será observado como se dá esta aprendizagem, quais métodos são utilizados, se há
realmente material didático adequado e qualificação para os profissionais que trabalham com
estes indivíduos, além de investigar se os surdos aprendem uma terceira língua (L3), o Inglês.
Isto tendo em vista que sua Língua Materna (LM) é a de sinais, no caso dos brasileiros as
LIBRAS, e a Língua portuguesa é sua Segunda Língua (L2). Este trabalho tem por como
objetivo principal analisar o ensino inclusivo para pessoas surdas relacionando como se dá a
aquisição de uma L3 por estes indivíduos. Além deste busca-se fazer uma contextualização
histórica de forma a conhecer o processo pelo qual se passou o ensino para pessoas surdas,
conceituar surdez destacando as causas e consequências deste tipo de deficiência e analisar
como se dá a aquisição de uma L3 por essas pessoas. Para a fundamentação teórica foram
pesquisados textos de autores como OLIVEIRA (2007), SILVA (2005), MEDEIROS e
FERREIRA (2010), FREEMAN (2008), HOLDEN e ROGERS (2001) entre outros. Para a
coleta dos dados da pesquisa de abordagem qualitativa foram realizados questionários para
gestores, professores de LI e alunos com e sem deficiência auditiva. Os resultados mostraram
que apesar de a legislação garantir o direto à inclusão dos surdos, há muitas limitações no
ensino inclusivo.
Descrição:
ALVES, L. H. F. Surdez e língua inglesa: o desafio da inclusão. 2010. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.