Resumo:
O objetivo deste trabalho é compreender o ensino de História como instrumento para a
formação crítica do educando. Para tanto busquei analisar as dificuldades de se trabalhar os
conteúdos de História com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, em um estudo
de caso comparativo entre a teoria e prática, embasado na minha experiência em quatro
escolas municipais da cidade de Jacaraú, no Estado da Paraíba. Trata-se de uma tentativa de
oferecer subsídios aos profissionais que procuram novas formas de atuar na disciplina de
História, contribuindo para a formação crítica do educando, dando-lhes condições para
resgatar as experiências do cotidiano, analisando-as e estabelecendo relações entre elas, numa
dimensão espaço-temporal. Teoricamente, recorremos a autores como Bittencourt (2009) e
Freire (1997) para alicerçar as reflexões empreendidas no presente artigo. A atuação enquanto
gestora e professora de História permitiu compreender a necessidade de construir práticas
educativas que estejam de acordo com as realidades, vivências e local dos discentes, bem
como da comunidade na qual a escola é situada. Mas do que alunos que decoram conteúdos, é
importante constituir cidadãos que tenham a habilidade de problematizar e questionar as suas
realidades históricas e sociais
Descrição:
SILVA, C. T. da. Ensino de História e o trato com a história local: um olhar a partir das experiências vivenciadas em quatro escolas municipais de Jacaraú-PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.