dc.contributor.author |
Silva, Cicleide Tereza da |
|
dc.date.accessioned |
2017-09-04T16:08:04Z |
|
dc.date.available |
2017-09-04T16:08:04Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14396 |
|
dc.description |
SILVA, C. T. da. Ensino de História e o trato com a história local: um olhar a partir das experiências vivenciadas em quatro escolas municipais de Jacaraú-PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é compreender o ensino de História como instrumento para a
formação crítica do educando. Para tanto busquei analisar as dificuldades de se trabalhar os
conteúdos de História com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, em um estudo
de caso comparativo entre a teoria e prática, embasado na minha experiência em quatro
escolas municipais da cidade de Jacaraú, no Estado da Paraíba. Trata-se de uma tentativa de
oferecer subsídios aos profissionais que procuram novas formas de atuar na disciplina de
História, contribuindo para a formação crítica do educando, dando-lhes condições para
resgatar as experiências do cotidiano, analisando-as e estabelecendo relações entre elas, numa
dimensão espaço-temporal. Teoricamente, recorremos a autores como Bittencourt (2009) e
Freire (1997) para alicerçar as reflexões empreendidas no presente artigo. A atuação enquanto
gestora e professora de História permitiu compreender a necessidade de construir práticas
educativas que estejam de acordo com as realidades, vivências e local dos discentes, bem
como da comunidade na qual a escola é situada. Mas do que alunos que decoram conteúdos, é
importante constituir cidadãos que tenham a habilidade de problematizar e questionar as suas
realidades históricas e sociais |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: João Batista Gonçalves Bueno |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de História e o trato com a história local: um olhar a partir das experiências vivenciadas em quatro escolas municipais de Jacaraú-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |