Resumo:
As mudanças na identidade que perpassam a existência do sujeito tem sido um dos
temas mais debatidos ao longo dos séculos pelas mais variadas correntes filosóficas
e políticas. Na época renascentista, o antropocentrismo era a característica mais
forte de pensamento perante a sociedade, mas a pós-modernidade propôs um
descentramento do sujeito. Através de pesquisas bibliográficas, com os
pensamentos de Stuart Hall (2005), Henry Jenkins (1992), David Crystal (2003) e
outros, buscamos conhecer o sujeito que é resultado deste descentramento iniciado
no século XV até a pós-modernidade e que ganhou força com os movimentos
culturais que se propagaram a partir daquele momento. Para tanto, iremos discutir
sobre a subcultura para as demais regiões do globo que se tornou o k-pop, mais
conhecido como músicas pop coreanas, como o gênero k-pop confirma a
constituição do inglês como língua global e qual é a perspectiva de sujeito inerente
que participa de comunidades organizadas denominadas de fandoms. Assim como a
capacidade que as músicas sul coreanas tiveram para mudar e aumentar a
economia do seu próprio país, como também o seu reconhecimento diante das
outras culturas espalhadas pelo mundo.
Descrição:
DIAS, M. C. A cultura dos ''fandoms'' no Universo do ''k-pop'': um exemplo do inglês como língua global. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.