Resumo:
Este trabalho propõe expor as experiências vividas durante o componente de Estágio em
História no Curso de Licenciamento, da Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira- PB, no
Campus III. As atividades foram realizadas durante seis aulas no Colégio Estadual de
Guarabira, sendo a primeira aula no dia 15 de maio, a segunda em 22 de maio e a terceira em
05 de junho de 2015. Onde em cada um desses dias foram ministradas duas aulas por noite, em
horários seguidos, em uma única turma com cerca de trinta alunos pertencentes ao 2º Ano do
Ensino Médio da EJA. Para que este trabalho fosse concluído, diversos textos de autores
conceituados na área da Educação foram trabalhados, além da utilização de recursos como
observações e intervenções que aconteceram durante o processo de estágio, dando assim, um
maior conhecimento do assunto que está sendo tratado. O objetivo deste trabalho se deu na
busca de referenciar e evidenciar a significância do período de estágio no desenvolvimento do
profissional de História, uma vez que este momento de estágio é recorrente e necessário ao final
de cursos de licenciatura voltados para educação. Para isso, o relato da experiência como
professor estagiário e os métodos de ensino adotados em sala de aula foram descritos afim de
apresentar o cotidiano do estagiário na sala de aula, frente à uma turma, além de algumas
situações que o mesmo eventualmente pode ou poderá passar. Logo, como principais
referenciais teóricos, foram utilizados para fundamentar este trabalho os seguintes autores:
(LIMA E PIMENTA, 2012), (PIMENTA, 2006), (PASSINI, 2010), (SCHMIDT e CAINELLI,
2004), (ARAÚJO, SOBRINHO, 2017)
Descrição:
OLIVEIRA, W. P. de. A importância do estágio na vida do docente. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.