Resumo:
O presente artigo discute sobre a Lei 10.639/03 e sobre aspectos necessários para a aplicabilidade da
mesma em sala de aula, ressaltando a importância da formação docente e a relação professor-livro
didático. A pesquisa foi realizada na Escola Antonieta Correa de Menezes, localizada na cidade de
Pilões- PB com os professores e o livro didático utilizado no ano letivo de 2016 na disciplina de
História nas turmas do 2º ano médio. A metodologia adotada consistiu na análise qualitativa dos dados
coletados a partir de questionários aplicados aos professores de diversas disciplinas atuantes na
instituição. Como resultado, identificamos nos relatos dos professores a carência de formação e as
muitas dificuldades em trabalhar uma educação voltada às relações étnico-raciais. Portanto,
considerando a relevância da lei 10.639/03, buscamos refletir a importância da formação docente
assim como a forma de apresentação dos negros no livro didático.
Descrição:
SILVA, A. G. D. Lei 10.639/03: por uma educação de valorização das relações étnico-raciais na escola Antonieta Correa de Menezes. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.