Resumo:
A experiência do estágio supervisionado para o futuro docente é essencial, visto que no mercado de trabalho atual existe uma busca por profissionais cada vez mais capacitados, e o estágio permite ao aluno esse contato prévio com a docência. O presente trabalho é um relato sobre a experiência vivencial com a pratica docente, no qual descrevo os componentes Estágio em Ensino de Ciências Biológicas III e IV, cujas atividades foram desenvolvidas na própria UEPB e no campo de estágio no período de fevereiro de 2013 a março de 2014. Este trabalho tem por finalidade evidenciar o quão indispensável é o estágio supervisionado na construção da identidade do docente em formação, e evidenciar as metodologias utilizadas na elaboração e execução das aulas, pautadas no referencial teórico-metodológico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), e nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM+), com o intuito de auxiliar os educandos a desenvolverem habilidades e construir competências, buscando assim alcançar resultados exitosos no processo de ensino-aprendizagem. Após o estágio foi possível concluir que, ensinar não é apenas trabalhar os conteúdos do livro didático, mas formar um aluno competente, com habilidades que o tornem apto a pensar, argumentar com propriedade e fazer questionamentos críticos.
Descrição:
MENDONÇA JÚNIOR, J. F. de. Importância do Estágio Supervisionado na formação docente. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.