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É imprescindível que os profissionais que trabalham com a Língua Portuguesa
conheçam muito bem o material que utilizarão, a fim de reconhecer os pontos
positivos e negativos, se houver. Nesse contexto, o Livro Didático, que há muito
passou de suporte metodológico a principal fonte de pesquisa e utilização em sala
de aula por alunos e professores, precisa corresponder às expectativas que giram
em torno de suas atribuições quanto ao processo de ensino/aprendizagem. Nesse
sentido, o presente trabalho dedica-se a mostrar os conceitos, o espaço e o
tratamento oferecido pelo livro didático de português ao gênero textual relato de
experiência, pertencente à ordem do relatar (Cf. SCHNEUWLY,1996), partindo da
perspectiva de ter os gêneros como instrumentos socio-discursivos e formas de
ações mediadoras da ação comunicativa, que se caracterizam como eventos
textuais dinâmicos e que surgem ou se ancoram em gêneros já existentes (Cf.
MARCUSCHI, 2007). Para realizar um trabalho satisfatório com os gêneros, é
necessário que o professor de língua portuguesa tenha um amplo conhecimento
acerca da variedade e dos diferentes gêneros discursivos, pois só assim ele poderá
definir qual o gênero mais adequado a cada ano/série e em cada turma. Diante
dessa necessidade, analisou-se, nesta pesquisa, o gênero Relato de Experiência, no
livro didático Português Linguagens destinado às turmas da 1º série do ensino
médio, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (2005).
Tendo como fundamentos teóricos algumas obras de Marcuschi (2007; 2008),
Meurer e Motta-Roth (2002), Dionisio (2003), Bazerman (2005),além de alguns
documentos oficiais a exemplo dos PCN+ (2002), Orientações Curriculares para o
Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), entre outros,
analisamos os conceitos e a natureza dos gêneros, enfatizando o tratamento e o
espaço dedicado ao relato de experiência. E, ao final da pesquisa, constatamos que
o tratamento oferecido ao gênero relato de experiência é pertinente em sua
abordagem e em muito pode contribuir à formação de produtores de textos, por
constituir um gênero cuja estrutura de elaboração é livre e induz os alunos a
exporem experiências vividas. |
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