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Gêneros textuais no livro didático: análise de uma proposta a partir do gênero relato de experiência

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dc.contributor.author Gomes, Maria Aparecida Layana
dc.date.accessioned 2013-08-02T13:37:03Z
dc.date.available 2013-08-02T13:37:03Z
dc.date.issued 2013-08-02
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1442
dc.description GOMES, M. A. L. Gêneros textuais no livro didático: análise de uma proposta a partir do gênero relato de experiência. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract É imprescindível que os profissionais que trabalham com a Língua Portuguesa conheçam muito bem o material que utilizarão, a fim de reconhecer os pontos positivos e negativos, se houver. Nesse contexto, o Livro Didático, que há muito passou de suporte metodológico a principal fonte de pesquisa e utilização em sala de aula por alunos e professores, precisa corresponder às expectativas que giram em torno de suas atribuições quanto ao processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho dedica-se a mostrar os conceitos, o espaço e o tratamento oferecido pelo livro didático de português ao gênero textual relato de experiência, pertencente à ordem do relatar (Cf. SCHNEUWLY,1996), partindo da perspectiva de ter os gêneros como instrumentos socio-discursivos e formas de ações mediadoras da ação comunicativa, que se caracterizam como eventos textuais dinâmicos e que surgem ou se ancoram em gêneros já existentes (Cf. MARCUSCHI, 2007). Para realizar um trabalho satisfatório com os gêneros, é necessário que o professor de língua portuguesa tenha um amplo conhecimento acerca da variedade e dos diferentes gêneros discursivos, pois só assim ele poderá definir qual o gênero mais adequado a cada ano/série e em cada turma. Diante dessa necessidade, analisou-se, nesta pesquisa, o gênero Relato de Experiência, no livro didático Português Linguagens destinado às turmas da 1º série do ensino médio, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (2005). Tendo como fundamentos teóricos algumas obras de Marcuschi (2007; 2008), Meurer e Motta-Roth (2002), Dionisio (2003), Bazerman (2005),além de alguns documentos oficiais a exemplo dos PCN+ (2002), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), entre outros, analisamos os conceitos e a natureza dos gêneros, enfatizando o tratamento e o espaço dedicado ao relato de experiência. E, ao final da pesquisa, constatamos que o tratamento oferecido ao gênero relato de experiência é pertinente em sua abordagem e em muito pode contribuir à formação de produtores de textos, por constituir um gênero cuja estrutura de elaboração é livre e induz os alunos a exporem experiências vividas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title Gêneros textuais no livro didático: análise de uma proposta a partir do gênero relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


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