UEPB - Repositório Digital

Concepção acerca da disciplina de geografia: diagnóstico a partir de alunos de escola pública de Campina Grande, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Malheiros Neto, José Maciel
dc.date.accessioned 2017-09-05T21:23:31Z
dc.date.available 2017-09-05T21:23:31Z
dc.date.issued 2016-06-30
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14432
dc.description MALHEIROS NETO, J. M. Concepção acerca da disciplina de geografia: diagnóstico a partir de alunos de escola pública de Campina Grande, PB. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Diante de inúmeras dificuldades apontadas no meio educacional, trazemos para uma pauta de discussão os desafios de lecionar Geografia nas escolas públicas e, de modo especial, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, visto que representou o campo onde o estágio supervisionado foi realizado. Assim, destacamos uma vivência concreta da dinâmica da vida escolar com o público do 2º ano do Ensino Médio do turno noturno que, encontrando-se inserido na EJA (Educação de Jovens e Adultos), incorpora tanto idades mistas, como graus de conhecimentos e aprendizagem distintos. Portanto, o presente trabalho aponta a necessidade de se (re)pensar o ensino de uma maneira criativa, possibilitando maior compreensão do e para os educandos; incluindo abordagens que, possivelmente, possam superar ausência de material didático atualizado. Além disso, foram aplicados questionários para obter o diagnostico da turma. Posteriormente, foi realizada a organização dos dados coletados e apresentados na forma de gráficos. Através destes, foi possível realizar um primeiro diagnóstico sobre a turma: qual a compreensão sobre o que é Geografia; a metodologia aplicada nas aulas e o nível de seu aproveitamento; a oportunidade de aulas de campo; como gostaria que fosse a estrutura de aulas; qual a relação com o professor; o que poderia ser mudado nas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edna Maria Nóbrega Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino público pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Concepção acerca da disciplina de geografia: diagnóstico a partir de alunos de escola pública de Campina Grande, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta