Resumo:
Este trabalho trata de um estudo sobre a língua portuguesa e o uso do tablet no ensino
médio, tendo como objetivo geral analisar a inserção da cultura digital na educação,
verificando como ocorre o uso de tablets em aulas de língua portuguesa no ensino médio,
na Escola Estadual Augusto de Almeida do município de Pirpirituba - PB. A utilização das
tecnologias digitais na educação não pode ser discutida de forma dissociada das mudanças
tecnológicas que aconteceram no mundo nesses últimos anos e que refletem no meio
educacional. Pois, é a escola que forma os novos profissionais dos quais a sociedade
necessita. São objetivos específicos de nosso trabalho, descrever o percurso metodológico;
contextualizar a cultura digital e a educação; compreender o uso e “o não uso” de tablets em
aulas de língua portuguesa. Em relação à fundamentação teórica, tomamos como base os
autores Canclini (2008), Lévy (1999), Braga (2013) Figueiredo (2016), Brennand,
Albuquerque, Marciel (2011), ente outros. Para o desenvolvimento deste trabalho foram
feitos levantamentos bibliográficos relacionadas à cultura digital, ao uso do tablet e ao
ensino de Língua Portuguesa no site de busca de periódicos da CAPES. Também foram
realizadas entrevistas com professores e aprendentes, a fim de verificar o uso das
tecnologias em sala de aula voltado para aula de Língua Portuguesa. Através destes
estudos, pôde-se observar qual o uso que aprendentes e professores fazem das
tecnologias. O presente trabalho está constituído da introdução como primeiro capitulo, e em
mais três partes que se interligam e complementam os temas abordados. O primeiro
capitulo aborda o percurso de pesquisa, a problemática de pesquisa e todos os elementos
contidos na coleta de dados. Os terceiro e quarto capítulos abordam como tema a cultura
digital no âmbito escolar e interligam-se de forma direta, relacionando o ensino às novas
tecnologias. Diante dos fatos analisados, é notável o quanto os aprendentes sentem-se
seguros em afirmar que a abordagem das tecnologias digitais por meio do recurso tablet
influencia para uma aprendizagem de forma lúdica e favorece no aprendizado tanto dos
aprendentes quanto dos professores, os quais podemos denominar como eternos
aprendentes.
Descrição:
SANTOS, T. K. L. dos. O tablet e a língua portuguesa: aprendizagens significativas na cultura digital. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.