dc.description.abstract |
Este trabalho é fruto de uma discussão e análise levantada durante o período de Estágio
Supervisionado I entre os meses de janeiro a maio de 2016, realizado na E.E.E.I. Prof°
Raimunda Ribeiro, no município de Guarabira. Iremos discutir a mídia pedagógica e a sua
relação com a Educação Infantil, mas especificamente, entre a cultura infantil e o mundo da
Xuxa. Neste sentido, observamos no campo de estágio, uma cultura educativa para a
formação do consumo, sendo este, um instrumento mercadológico voltado para infância, por
meio da publicidade, tecnologias que está inserida a sociedade contemporânea. A presente
pesquisa teve por objetivo analisar a relação da gestão organizacional e da cultura infantil, a
partir das intervenções do mundo da Xuxa na infância, afim de aprofundar e evidenciar a
cultura infantil na contemporaneidade. Com essa finalidade, utilizamos a abordagem
metodológica qualitativo-exploratória do tipo bibliográfica e observação, amparado em
suporte: bibliográfico e de observação assistemática com discussões pautadas na Educação
Infantil e a Gestão Educacional, com a coleta de dados de um roteiro de entrevista
semiestruturado e o diário de campo do Estágio Supervisionado I, os sujeitos da pesquisa
foram a equipe pedagógica da Escola E.E.I. Prof° Raimunda Ribeiro. Como aporte teórico
utilizamos: Heloísa Luck (2012) que discute a gestão organizacional escolar, e em
consonância com os estudos de Susan Lin (2006), Bazilio (2003), Steinberg e Kincheloe
(2001), Jalles e Araújo (2011) que abordam questões da educação infantil como prática social
humana, constituída de ideologia de consumo infantil, dentre outros autores. Nossa análise
resultou em reflexões que vão muito além do que prevíamos, revelou que as expectativas dos
sujeitos envolvidos ultrapassam os muros da escola, mas que, infelizmente, esta, instituição
nem sempre estabelece uma sólida relação com seus educandos prejudicando na
sistematização de saberes. |
pt_BR |